terça-feira, 11 de setembro de 2012

De Rodrigo Starling:



Instituto Beira da Estrada
Pavimentando o Futuro: Transformando Sonhos em Ações.


Tivemos a honra de conhecer o trabalho do Instituto Beira da Estrada, em abril de 2011, quando ainda preparávamos o I Fórum Internacional e II Fórum Nacional do Voluntariado Transformador (4-6/11/2011), evento coordenado pelo IGETEC, MINAS VOLUNTÁRIOS e COEP MG, que recebeu as Chancelas da Organização das Nações Unidas – ONU, do Ministério das Relações Exteriores - MRE, do Governo de Minas e da Prefeitura de Belo Horizonte.

Nosso contato se deu por meio da Presidente do Instituto, Sra. Maria Teresa Dorça de Oliveira, que buscando uma parceria estratégica, nos encantou: não só pelo entendimento de como, na prática, funcionam as chamadas relações intersetoriais (interfaces entre governos, empresas e sociedade civil organizada), bem como o profundo conhecimento dos problemas que afligem as organizações do Terceiro Setor, em especial no que tange a captação de recursos.

Possuidora de acurado senso critico, dona de profunda consciência socioambiental, discorreu sobre os diversos sonhos, projetos e ações que norteiam o futuro do Beira da Estrada e a necessidade de reforçar o Voluntariado Transformador (de fato, nossa grande “bandeira”), como propulsor de uma sustentabilidade real e efetiva.

Colocamos esta ordem propositalmente. Primeiro é preciso sonhar, o prenuncio de toda transformação duradoura, depois, muita dedicação e preparo (para escrever bons projetos) e por fim, ações... Aspiração de todo “idealista pragmático”, que deseja e se empenha em transformar o mundo. Percebemos as três qualidades na gestão do Instituto Beira da Estrada. Que orgulho!

Dentre os vários projetos que nos foi apresentado, um em especial nos chamou atenção, o “VILA MINEIRA – Educação Ambiental, Resgate Cultural e Geração de Renda”, uma proposta inovadora no Estado que propõe a construção do Centro de Referência em Educação Ambiental do Instituto Beira da Estrada, espaço multiuso destinado a realização de cursos e ações relativas a educação socioambiental, empreendedorismo, inclusão produtiva, geração de renda (nas e para as comunidades rurais), além uma grande estrutura, calcada nos conceitos da bioarquitetura e bioconstrução para a realização dos trabalhos, valorização e resgate da cultura mineira. Tudo isso, no entorno do Complexo, localizado as margens da BR 050.


São sonhos que sem duvida pavimentam o “amanhã”, amanha que se descortina como dádiva: possibilidade de agir no presente, afim de construir o futuro. Vamos juntos nesta Estrada...


Cordialmente,


Rodrigo Starling
Presidente do Minas Voluntários
Sócio-Diretor da Starling Consultores



Belo Horizonte, 04 de setembro de 2012.

0 comentários:

Postar um comentário