quinta-feira, 24 de maio de 2012

Fogão à Lenha:



O fogão à lenha ou também chamado de fogão caipira é uma culinária, da cozinha antiga ou mineira, utilizado para preparar alimentos.
Estes fogões podem ser vistos com mais frequência nos Estados de São Paulo e Minas Gerais, onde a culinária caipira está mais acentuada. Nos Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina a culinária caipira também está presente, especialmente nas áreas rurais.
E as receitas caipiras preparadas neste tipo de electrodoméstico ficam divinas, vale a pena experimentar!



Tipos de fogões:

No Brasil existem dois modelos diferentes de fogões de lenha. O primeiro, mais utilizado no sul do país, é montado em metal. Carvão vegetal ou lenha são adicionados na parte de baixo do fogão, aquecendo tanto o forno bem como uma chapa de metal instalada em seu topo, onde são colocadas as panelas.
Um segundo tipo de fogão, mais utilizado nos estados de Minas Gerais e interiro de São Paulo, é construído em alvenaria. A lenha é colocada diretamente em um túnel sob os bocais do fogão. O ar quente resultante da queima da lenha circula por esse túnel, indo até a base da chaminé, onde normalmente é instalado um forno, feito em aço ou ferro fundido. Após aquecer o forno, a fumaça sobe pela chaminé e é liberada à atmosfera. Algumas pessoas instalam serpentinas de canos de cobre na base desses fogões, o que permite a obtenção de água quente sempre que a lenha estiver queimando.

0 comentários:

Postar um comentário