quinta-feira, 30 de agosto de 2012

“ Faça o favor. Entre para toma um cafezinho”

“ Faça o favor. Entre para toma um cafezinho”
“O café é a amizade, a confiança
O bate papo descontraído, a conversa
Ao pé do ouvido
O negócio acertado”

Gomes, Danilo, “Colheita em Seara Alheia”,in;estado de Minas,8 abr.1975


Nesta semana do  VOLUNTARIADO,  O INSTITUTO BEIRA DA ESTRADA PRESTA UMA HOMENAGEM A TODOS  AQUELES SEUS PARCEIROS que, participando de alguma forma dos projetos do Instituto, se engajaram na proposta de VOLUNTARIADO TRANSFORMADOR. 

Nada mais justo do que homenagear aquele parceiro que está presente diariamente participando de todas as ações do Instituto, desde o nosso primeiro momento de trabalho. Independentemente de ser este momento de alegria ou tristeza lá está ele conosco: O CAFÉ DO PRODUTOR.

SUA HISTÓRIA

A história do CAFÉ DO PRODUTOR se inicia em abril de 1988 , quando a família Prata dos Santos cria , na cidade de Uberaba – MG, a Prata dos Santos Ind. e Com. Ltda, inicialmente formada para torrar e comercializar a produção da fazenda de café da família. 

Baseada nos valores familiares e artesanais que motivaram a formação da empresa, é criada nesse ano a marca que há mais de 24 anos vem consolidando-se no mercado mineiro: o Café do Produtor. 

Os grãos vinham diretamente da Fazenda Mumbuca, que teve grande importância na definição da qualidade do café. Hoje, a fazenda é o símbolo da pureza do produto e pode ser vista na logomarca presente em cada embalagem. 

Desde a seleção dos grãos até os processos de torrar e moer, as etapas foram sempre feitas com muito cuidado e preocupação com a qualidade final, definindo desde o começo o incomparável sabor e aroma de café mineiro da fazenda - o sucesso que é mantido até hoje. 

A torrefação, que começou em um galpão alugado e alguns poucos e simples equipamentos, mantém hoje uma sede própria em constante expansão, que possui 2.000 m2 de área construída e equipamentos de última geração. Os grãos são selecionados entre os melhores fornecedores da região do cerrado mineiro e passam por um severo controle de qualidade e padronização. Tudo isso sem perder a tradição e proximidade com o mercado de Uberaba e região de Triângulo. 

MISSÃO E VALORES 

A missão da empresa é atender ao mercado brasileiro com um café padronizado e de altíssima qualidade, valorizando tradição e riqueza do café mineiro do cerrado. 
Para isso, buscam sempre a excelência do produto final, respeitando o consumidor e ajudando a desenvolver o mercado regional de Uberaba. 


Por meio de constantes parcerias, melhorias e certificados, buscam apresentar uma qualidade de reconhecimento internacional sem nunca perder o gostinho de tomar um café puro da fazenda.
 
DIFERENCIAL 

O Café do Produtor é produzido com equipamentos de última geração, que possibilitam uma alta padronização e qualidade final ao consumidor. 

Os grãos , assim que chegam, são submetido a um exigente classificador densimétrico , que elimina quaisquer possíveis impurezas. Em seguida, são torrados em um torrador computadorizado que tem um forte controle ecológico, não agredindo o meio ambiente. 
Depois de moídos, são então empacotados em um processo eletrônico de pesagem hermética, para garantir a total qualidade do café por um longo período. 

Todo esse processo de padronização e pureza, fez com que rapidamente o Café do Produtor recebesse o Selo ABIC de Pureza, o maior reconhecimento oficial do mercado brasileiro de cafés, que significa que a indústria está torrando apenas café, isento de impurezas e misturas, O Selo de Qualidade onde a empresa participa de um programa de certificação do café, em que a ABIC (agência brasileira das indústrias de café) monitora as marcas certificadas, coletando amostrar periodicamente e analisando-as em laboratórios , classificando por categorias de produtos a partir de níveis de qualidade, Tradicional, Superior e Gourmet, com o objetivo de agregar valor e ampliar o consumo a partir da melhoria contínua dos cafés, resultando em qualidade superior e satisfação garantida dos consumidores. 

As vantagens para o consumidor são: 
* Qualidade certificada; (100% café arábica). 
* Segurança alimentar; 
* Garantia de melhor qualidade; 
* Informações confiáveis passadas ao consumidor; 
* Qualidade consistente ao longo do tempo; 

“Símbolo da hospitalidade. Em torno da xícara de café, desdobra-se toda a vida brasileira. Café para os brasileiros, quer dizer cortesia, confiança, amor solidariedade... Na xícara de porcelana, ou na caneca de lata, o licor negro é sempre um gesto hospitaleiro. No café que oferecem os ricos e pobres a pobres e ricos os brasileiros não dão apenas a bebida saborosa, dão a alma, fala”, Couto, Rui Ribeiro, na Revista do Departamento nacional do Café, 17:747, Nov., 1934

Finalizando aprendemos com o antropólogo e folclorista Tião Rocha  que:
“As respostas e soluções mineiras dadas às necessidades de sobrevivência, geram usos pessoais e familiares, que, aos poucos, em banho Maria, se transformam  em hábitos locais que cozidos em fogo brando, generalizam-se como costumes regionais até que pipocam como torresmos em gordura quente, formando nossas tradições culturais.”

“ Faça o favor. Entre para toma um cafezinho.”

Este é um dos usos pessoais que, transformado em habito se tornou costume, hoje  universal e indiscutivelmente faz parte de nossas tradições.

Nossos agradecimentos ao PARCEIRO AMIGO!

1 comentários:

Elícia Fragoso - Designer Graphic disse...

Maria Teresa e equipe Instituto Beira da Estrada, a parceria com o Café do Produtor só vem a enriquecer nosso trabalho. Um cafezinho é sempre bem-vindo e p Café do Produtor é insubstituível.

Mais uma vez parabéns pela parceria de sucesso!

Postar um comentário