sábado, 25 de agosto de 2012

Voluntariado Transformador: a Sustentável Leveza do Ser


Diferindo do assistencialismo puro e simples, o Voluntariado Transformador é aquele que transita do campo individual para o coletivo, dos grupos isolados para as redes, da critica negativa para a cooperação e do assistencialismo para o desenvolvimento sustentável.

Em junho deste ano, vinte anos após a ECO 92, o Brasil sediou a RIO+20, maior evento sobre meio ambiente do mundo, coordenado pela Organização das Nações Unidas - ONU. Neste contexto, é preciso repensar a relação entre o voluntariado e a sustentabilidade, entre nosso discurso e nossas ações. 

O Brasil, considerado um dos países mais solidários do mundo, possui uma das piores legislações sobre a matéria. Uma grande lacuna. Desde de 2008, nós, do Minas Voluntários, em parceria com o Instituto de Gestão Organizacional e Tecnologia Aplicada - IGETEC® e o Comitê de Entidades no Combate a Fome e pela Vida - COEP/MG, vimos travando uma pacífica (não passiva) batalha afim mudar este quadro. 

Avançamos bem. Nos últimos anos, articulamos parcerias, realizamos debates e “emplacamos” a Lei nº 18.716/2010, Política Estadual de Fomento ao Voluntariado Transformador, marco histórico para a prática do voluntariado no Brasil. Além disso, realizamos três importantes eventos: o I Fórum Nacional do Voluntariado Transformador (2010), a Ação Mineira para o Global Youth Service Day – GYSD (2010) e o I Fórum Internacional e II Fórum Nacional do Voluntariado Transformador (2011), que contou com as Chancelas da ONU, Ministério das Relações Exteriores - MRE, Governo de Minas e Prefeitura de Belo Horizonte. 

Isso não nos envaidece. Para legar a esta e as gerações futuras a sustentabilidade real e planetária, é preciso que sejamos protagonistas de uma lógica que pressupõe o outro, cada qual – governantes, empresários, gestores da sociedade civil organizada e cidadãos – vistos como “células” dotadas de consciência, consciência solidária para consigo mesmos e o meio ambiente, fios de uma mesma e complexa teia: a vida.
Quando voluntariamente assumirmos nosso papel, alcançaremos de fato a Sustentável Leveza do Ser. 

Rodrigo Starling Presidente do Minas Voluntários 
Diretor da Starling Consultores 
 Autor de “2050 – Voluntariado e Sustentabilidade” 
rodrigo@rodrigostarling.com.br

0 comentários:

Postar um comentário