quinta-feira, 14 de junho de 2012

Cooperativas familiares ensinam o caminho das pedras no Rio + 20:


Três associações apresentam sabores e aprendizados para mostrar ao mundo que é possível utilizar a natureza de forma consciente e ambientalmente responsável:

Histórias de sucesso, baseadas na relação entre associativismo, preservação ambiental e geração de renda, serão levadas à Rio+20 pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

As associações envolvidas são o projeto Reflorestamento Econômico, Consorciado Adensado (Reca), da Associação dos Pequenos Agrossilvicultores de Rondônia (RO), a Central de Comercialização Extrativista do Acre (Cooperacre) e a Cooperativa dos Agricultores do Vale do Amanhecer (Coopavam), de Juruena (MT).

Cada uma mostrará em sua área de atuação que é possível agregar valor e renda a atividades que não agridem o meio ambiente e mantêm o homem do campo em sua comunidade, extraindo da natureza exatamente o que ela pode dar. “A nossa participação servirá para que as pessoas do mundo inteiro conheçam a nossa experiência que une geração de renda com conservação ambiental e ganho social”, revela Lucinéia Machado, gestora da Coopavam.

Cooperacre: entrosada com programas do MDA
Área de atuação: beneficiamento de castanha e látex

A Cooperacre movimenta atualmente mais de R$ 35 milhões ao ano e possui, além da sede, três filiais com 250 funcionários devidamente registrados. A Central reúne 33 cooperativas de 14 municípios do Acre e possui dois mil associados diretos, escoando mais de 80% da produção extrativista brasileira de castanha no Acre. Um projeto de reflorestamento foi implantando há dois anos, visando o replantio de cerca de mil hectares de florestas de seringueira e castanha. 

Projeto Reca: associativismo com preservação ambiental

Área de atuação: plantas nativas e frutíferas típicas da floresta

O Reca chega à Rio+20 como referência de projeto voltado ao desenvolvimento das comunidades locais, unindo preservação da floresta e comprometimento social. A Associação ganhou o prêmio Objetivos do Desenvolvimento do Milênio (ODM) da ONU com o projeto Amazônia Viva: plantando e colhendo frutos para um mundo melhor, em 2007, e foi o vencedor do prêmio Ford de Preservação Ambiental.


Coopavam leva: uma experiência premiada

Área de atuação: beneficiamento de Castanha
Reconhecida internacionalmente por apoiar as comunidades locais com sustentabilidade e por levar desenvolvimento aos cooperados, conservar a floresta amazônica e ainda fornecer alimentação saudável para a população da região.

0 comentários:

Postar um comentário